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Saiba como fazer uma boa gestão de qualidade em obras!

Qualidade é um conceito que pode ser subjetivo e particular, afinal o que é para um pode não ser para outro. Então, como definir o que é gestão de qualidade em obras de forma objetiva? Para isso, é preciso destacar que a qualidade em uma obra é alcançada quando escopo, prazo e custo definidos são alcançados.

Sendo assim, para obter qualidade, é necessário um tripé. Quer saber como é possível aplicá-lo e fazer uma boa gestão de qualidade em obras? Então, continue a leitura e não perca!

Como fazer gestão de qualidade em obras?

A gestão da qualidade tem como objetivo principal solucionar problemas cotidianos presentes nas empresas, identificando quais são eles, as causas, melhorias necessárias, principais riscos e metas que precisam ser alcançadas. 

Após esse levantamento, são traçadas estratégias de melhoria a fim de alcançar objetivos em determinado prazo. Essa realidade, inclusive, é muito próxima da vivenciada em obras, uma vez que é necessário concretizar o planejamento dentro do período e custo estipulado. Abaixo, separamos alguns aspectos importantes. Confira!

Utilize o PDCA

Essa metodologia de gestão da qualidade pode ser aplicada em qualquer empresa e projeto e pode ser explicada utilizando a própria sigla:

  • Plan (planejar): todas as atividades precisam ser previamente planejadas quanto à forma de execução, utilização de recursos, custos, responsáveis etc. Em uma obra, essa etapa é condizente ao planejamento completo e detalhado de cada atividade;
  • Do (executar): essa etapa consiste na execução do que foi planejado. Em uma obra, é a execução de cada uma das etapas de acordo com o que foi definido no planejamento;
  • Check (verificar): consiste em checar o que foi feito, analisando se cumpriu o planejamento, atingiu o objetivo, estava dentro do custo e também levantando os erros e problemas. Um exemplo dessa etapa em uma obra é a vistoria durante e após a execução de determinada etapa ou do empreendimento em si;
  • Act (agir): após a verificação de todos os erros e problemas levantados, assim como as inconsistências e diferenças entre o que foi planejado e executado, deve-se fazer proposta de ação para que os responsáveis possam agir e melhorar o ocorrido. Depois isso, o ciclo se reinicia, devendo ser rodado continuamente.

Defina a forma de aplicação

Definir um modelo, ou seja, uma forma de aplicação para a gestão da qualidade é essencial para alcançar sucesso e eficiência. Afinal, um dos aspectos que devem estar presentes nessa gestão é a padronização dos processos. 

Portanto, o levantamento de requisitos, o detalhamento de informações, assim como as demais atividades necessárias, devem ser feitas da mesma forma e contendo as informações que sejam de fato relevantes — nem a mais, nem a menos. Assim, poupa-se tempo e evita-se erros e problemas. 

Faça treinamentos e auditorias

A gestão da qualidade apresenta vários níveis e um deles é a análise do próprio processo de gestão como um todo. As auditorias proporcionam justamente analisar o todo e identificar melhorias que podem ser feitas.

Além disso, torna-se possível definir quais tecnologias seriam úteis para a gestão e propor melhorias, visando otimizar ainda mais o trabalho. Depois, pode-se investir em treinamentos, possibilitando atender ao que foi levantado e alcançar as melhorias que são necessárias. 

A gestão de qualidade de obras impacta o resultado dos projetos porque proporciona maior controle de custos, aumenta a produtividade e aprimora a capacidade de execução. Contudo, para que esse processo seja eficiente, é imprescindível que seja contínuo, uma vez que as melhorias precisam acontecer a todo momento.

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