Blog

O que é o CUB e como calcular corretamente

O Custo Unitário Básico, mais conhecido no setor da construção civil como CUB, é utilizado para determinar o custo global de uma obra.

Sua principal função é determinar o Custo Global da Obra, para cumprimento da lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio.

Além disso, também fornece um parâmetro comparativo entre o valor da obra e o valor de mercado.

Como é calculado o CUB?

Existem pelo menos 8 tipos de CUB. Isso porque o CUB é calculado de acordo com projetos pré-determinados e cada projeto possui sua peculiaridade.

Com base nos projetos e suas especificidades, é feito um levantamento de custo dos principais materiais e mão de obra para execução desse projeto. 

A cada mês, os sindicatos da construção civil realizam uma coleta de dados dos custos desses materiais e mão de obra. Essa atualização mensal é necessária por conta da inflação!

Na prática, o CUB é utilizado como índice de inflação da construção civil!

Atenção! O CUB fornece o Custo, algo muito diferente de Preço. Em outras palavras, o CUB não considera o lucro e as despesas administrativas da obra. 

Como calcular o CUB da minha obra?

Para calcular o Custo Unitário Básico de sua obra, o primeiro passo é verificar o CUB no estado onde a obra é realizada, de acordo com o mês vigente, tipo de construção e padrão de acabamento.

Após isso, multiplique a área total do empreendimento pelo valor do CUB encontrado. Por fim, some o valor resultante da multiplicação da área total do empreendimento com o CUB, ao valor total investido na obra.

O que eu preciso saber sobre o CUB?

Nós da Tático utilizamos o CUB como um parâmetro inicial de análise, uma REFERÊNCIA. Para ter uma real noção de todos os custos do projeto, outras análises precisam ser feitas por uma equipe experiente e capacitada.

Como já mencionado, na prática, o CUB serve como parâmetro de inflação da construção. Em momentos como os que passamos em 2020, sofremos tanto com os preços abusivos dos materiais de construção, quanto com o desabastecimento.

É o que consta na Carta Aberta da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, que realizou um levantamento nacional para verificar o que estava ocorrendo em relação ao referido aumento, bem como verificar quais materiais tiveram maiores reajustes e impactos no processo produtivo.

Com o aumento expressivo dos preços, para que seu projeto e obra tenham sucesso, é imprescindível ter uma gestão de custos para planejamento das compras e escolhas dos materiais corretos!

Para saber mais sobre Gestão de Custos e como a Tático Soluções pode ajudar, siga nossas redes sociais.

Se quiser ler sobre orçamentos e outros serviços, clique aqui.

Compartilhe este post

Mais lidos

Categorias

Fique por dentro da Tático