Blog

Potencializando gestão de projetos BIM com a Tático Soluções

Entregas com atraso, gastos extras na compra de materiais e falhas de comunicação no projeto.

Estes são alguns dos problemas enfrentados por diversas construtoras quando existem fissuras na gestão e incompatibilidade entre todos os organismos que compõem um projeto ou construção de um empreendimento.

Mesmo que esses problemas possam ser recorrentes na rotina de algumas empresas, a área da construção civil possui necessidade de buscar soluções pautadas na sustentabilidade, competitividade e otimização da produção.

Nesse contexto, insere-se o conceito de Building Information Modeling, mais conhecido como BIM, que é uma das tecnologias que atende a essas demandas por meio de projetos que simulam a realidade da construção com informações e elementos tridimensionais.

Para compreender melhor o uso do BIM, confira o caso prático em que a ARV Construções e Projetos contou com os serviços da Première Engenharia e da Tático Soluções para a entrega de um projeto assertivo e rico em informações: utilizando a tecnologia BIM e um planejamento financeiro confiável.

Extração e Gestão de Informações

Projetos realizados com a tecnologia BIM permitem a modelagem da edificação de maneira tridimensional. Por meio dessa visão, torna-se mais fácil a identificação de interferências e incompatibilidades que seriam somente percebidas durante a construção.

Além da modelagem 3D, o BIM inclui a gestão da informação de maneira eficiente e integrada, centralizando informações no modelo e permitindo melhor comunicação e acompanhamento do projeto.

As informações do modelo vão desde características de materiais (como dimensões, marcas, modelos e cores), até dados sobre métodos construtivos e sequenciamento de atividades. Desse modo, as informações extraídas poderão ser utilizadas para um planejamento financeiro confiável da obra, além de serem utilizadas durante todo o ciclo do empreendimento, como por exemplo, na elaboração de contratos e compras de materiais.

É na fase da gestão das informações de projeto, que construtoras, incorporadoras e administradoras de obra, podem contar com a colaboração da Tático Soluções.  Quando essa colaboração ocorre ainda na fase de projeto, o modelo BIM é elaborado com base em dados reais de construção.

Uma das ferramentas que a Tático Soluções utiliza para gerenciar essas informações é a EAP – Estrutura Analítica do Projeto). Confira aqui o que é e como a Tático Soluções utiliza essa ferramenta: Conheça tudo sobre EAP.

Gestão de Custos com a Tático

Como comentado, o uso do BIM possibilita que se identifique com antecedência as incompatibilidades entre disciplinas, como pontos hidráulicos, elétricos, furos em estrutura, dentre outros.  

Essa antecipação de eventuais problemas da construção permite que cada ação seja planejada, unindo a melhor técnica e menor custo possível. Dessa maneira, a gestão das informações trazidas pelo projeto BIM contribui para um planejamento financeiro mais confiável.

Este é um grande diferencial que a Tático aplicou no projeto do Studeo 1335 da ARV Construções e Projetos, que contou com a Première Engenharia para aplicação da tecnologia BIM.

Segundo Rodrigo Albuquerque, supervisor de obras da ARV:

“A gente já consegue prever e desonerar o custo agindo antes, fazendo as reuniões e, com isso, a execução sai mais limpa”, afirma.

Além de antecipar problemas que só seriam identificados na obra, com a gestão de informações e custos, pôde-se perceber a assertividade trazida ao próprio orçamento, atendendo tanto a ARV Construtora quanto aos seus investidores e clientes.

Para conferir todos os serviços prestados pela Tático e conhecer outros projetos, clique aqui. Caso tenha alguma dúvida: Entre em contato conosco!

Compartilhe este post

Mais lidos

Categorias

Fique por dentro da Tático