Blog

Gestão de Riscos em Obras: Sucesso do projeto!

A gestão de riscos em obras tem como foco identificar possíveis ameaças e oportunidades, compreendendo o impacto que estas podem trazer ao projeto. Dessa forma, torna-se possível tomar medidas cabíveis e contornar a situação.

Antes de qualquer coisa, ao falarmos de gestão de riscos, não podemos esquecer outra estratégia extremamente importante para a administração de obras: o planejamento físico-financeiro. Ele é essencial para que todos os processos e atividades possam de fato ser gerenciados.  

Se quiser saber mais sobre planejamento de obras, nós já falamos detalhadamente neste post aqui.

Para pontuar melhor a gestão de riscos, vamos começar pelo ponto primordial.

 

Riscos negativos e positivos na Gestão de Riscos em Obras

É exatamente isso: o risco não é necessariamente algo negativo.

Por definição, riscos são eventos ou condições incertas que, caso ocorram, provocarão um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.

Quando o risco é negativo, denominamos ele como ameaça.

Caso seja um risco positivo, pode ser chamado de oportunidade.

Nesse sentido, como dito anteriormente, a gestão de riscos nada mais é do que o processo de identificação de possíveis ameaças e oportunidades, que nos fará visualizar o impacto no projeto e servirá de norte para solucionar os casos negativos e potencializar as oportunidades.

 

Como identificar riscos em um projeto?

A melhor maneira de identificar os riscos em um projeto é por meio do registro de lições aprendidas em outros projetos, sejam elas internas ou externas.

Lições Aprendidas (Conhecimento Interno)

Quando falamos em lições aprendidas, fica fácil de contextualizar o termo. Todo projeto pode apresentar falhas e erros. Utilizar-se de metodologias para coletar esses dados é primordial para o sucesso de futuros projetos.

Por este motivo, documentar erros, acertos e feedbacks pode ser o diferencial para diminuir margens de riscos negativos e potencializar oportunidades. Saber o que gerou determinada ocorrência, qual foi a grandeza do impacto e de que forma foi solucionado, pode ser a chave para evitar riscos negativos no futuro. [Gancho para post satélite]

Benchmarkings (Conhecimento Externo)

Outra forma de identificação é por meio de benchmarkings, ou conhecimento externo. O benchmarking trata-se de uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas que outras empresas estão tomando.

A palavra benchmarking traduzida livremente pode ser colocada como a utilização de referências. Então, ficar de olho nos processos utilizados por seus concorrentes pode te ajudar e muito a melhorar seus próprios processos e serviços.

 

Como uma empresa especializada como a Tático pode te ajudar na Gestão de Riscos em Obras?

Tático Soluções em Gestão de Empreendimentos operacionaliza, nesta modalidade de serviço, como uma facilitadora para construção do conhecimento da empresa sobre a ótica da gestão de riscos.

Adotando técnicas advindas do PMI (Project Management Institute – Instituição de Gestão de Projetos) para categorizar e medir os impactos, poderão ser identificadas soluções para reduzir ou mitigar os riscos negativos e potencializar as oportunidades encontradas.

Reservamos esta parte do blogpost para reiterar a importância das medidas de prevenção ao COVID-19. Neste período de quarentena, falar em Gestão de Riscos é essencial, precisamos unir forças para reduzir as ameaças da pandemia que nos acomete, inclusive em relação à saúde financeira do mercado da construção civil. 

Com isso em mente, a Tático Soluções propõe a realização de um grande benchmarking, por meio de pesquisa e análise de dados, onde poderemos esclarecer o que as empresas do setor da construção civil estão realizando para mitigar os prejuízos durante este lockdown e ainda quais serão as oportunidades que as empresas estão enxergando durante a crise.

Se você faz parte do setor da construção civil, faça parte da pesquisa e nos ajude a responder as seguintes perguntas: quais são os riscos negativos e positivos identificados durante esta crise? Que medidas estão sendo tomadas?

Faremos um compilado final com todas as respostas analisadas e lançaremos para vocês!

Compartilhe este post

Mais lidos

Categorias

Fique por dentro da Tático