Blog

Dicas para melhorar a gestão de estoque na construção!

A gestão de estoque na construção civil é fundamental para garantir a execução das atividades e a entrega da obra. Com o armazenamento correto dos materiais, é possível assegurar a produtividade da equipe e fazer o controle ágil do trabalho.

Porém, alguns profissionais enfrentam dificuldades para colocar isso em prática, seja pela falta de conhecimento ou de priorização na rotina. Independentemente do tamanho de sua empresa, você precisa otimizar a gestão de estoque para ter previsibilidade e tranquilidade. É exatamente isso que você aprenderá agora.

Qual é a importância da gestão de estoque na construção?

Toda decisão que um engenheiro toma impacta diretamente o resultado de suas obras. Quem não trabalha com informações atualizadas pode passar por poucas e boas em sua rotina, como o atraso na execução de alguma atividade por causa da falta de um determinado material. Se você administra mais de uma obra ao mesmo tempo, os problemas são em dose dupla.

Por isso, a gestão de estoque na construção civil é uma estratégia para acompanhar tudo que acontece em seu dia a dia sem deixar de lado nenhuma informação sobre os insumos construtivos.

Outro ponto fundamental está relacionado à redução do desperdício. Para gerenciar um estoque, não basta comprar os melhores produtos, dos melhores fornecedores. Você deve adquirir apenas aquilo que será necessário utilizar e que poderá ser armazenado corretamente.

Alguns materiais, como a madeira e o cimento, podem deteriorar-se quando são mal acomodados. Outros aparatos exigem condições específicas de empilhamento, contato com a luz solar e ventilação. Com o gerenciamento de materiais, esses benefícios facilitam o seu trabalho.

Quais são as melhores dicas para armazenar materiais no canteiro?

Armazenar os materiais de uma obra adequadamente não é um bicho de sete cabeças, mas requer algumas etapas importantes. Abaixo, você confere boas práticas de gestão de estoque.

Pesquisar no mercado

Antes de tomar qualquer atitude, você deve fazer uma pesquisa detalhada. Encontre os fornecedores que oferecem os produtos desejados sem se esquecer das formas de pagamento e dos prazos de entrega.

Lembre-se de que a proposta mais barata nem sempre é aquela que oferece os melhores resultados. Semelhantemente, o fornecedor mais caro pode exigir maior prazo de entrega.

Por isso, analise o seu orçamento e defina a opção que tem o melhor custo-benefício. É válido também perguntar a opinião de outros clientes dos fornecedores pesquisados a fim de entender a qualidade e o compromisso com os prazos firmados.

Planejar a compra

Você já ouviu que “estoque parado é dinheiro parado”? O reabastecimento dos materiais deve acompanhar o histórico de movimentação para evitar desperdícios. Considere a sazonalidade, pois alguns insumos podem ser mais requisitados em determinadas etapas da obra ou épocas do ano.

Ter um estoque mínimo

Por mais que cada obra tenha suas especificidades, alguns materiais são utilizados frequentemente em todos os casos. Portanto, é preciso conhecer o estoque mínimo da sua obra.

Esse valor determina a menor quantidade que cada material deve ter, garantindo o equilíbrio entre a falta e o excedente de produtos. É importante para evitar compras inesperadas que oneram o orçamento.

Controlar entradas e saídas

Toda retirada ou reposição deve ser registrada de alguma forma em sua gestão de estoque. Isso pode ser feito em uma planilha ou a partir de um software de gestão. Os funcionários envolvidos na atividade precisam entender a importância do controle, por isso treine a equipe constantemente.

A partir de agora, você sabe como melhorar a gestão de estoque na construção. As dicas citadas podem ser aplicadas em qualquer tipo de canteiro, portanto faça de tudo melhorar o seu trabalho.

Esse é apenas mais um assunto que precisa ser considerado em seu planejamento para atender às expectativas do mercado. Se você deseja encontrar soluções simples para uma gestão de custos e de prazos na construção civil, entre em contato com a gente!

Compartilhe este post

Mais lidos

Categorias

Fique por dentro da Tático